top of page

PERGUNTAS FREQUENTES

COMO SABER SE PRECISO DE TERAPIA?

A terapia é indicada quando há sintomas lidados a transtornos físicos e/ou emocionais, dificuldades nos relacionamentos de maneira geral, crises pessoais, profissionais e das fases da vida. Também pode ser indicada quando se deseja desenvolver mais autoconhecimento. 

COMO ESCOLHER UM(A) TERAPEUTA?

A escolha de um(a) é algo muito particular. Existem psicólogos(as) das mais diversas abordagens disponíveis. É verdade que a escolha do profissional e abordagem podem estar relacionadas ao tipo de demanda que você quer resolver, porém nem sempre essa lógica funciona, pois terapia é relação, e é através do vínculo terapeuta-paciente que o trabalho se sustentará. Por isso, se possível, permita-se experimentar modos de trabalho diferente antes de decidir. 

A TERAPIA ON-LINE FUNCIONA?

Sim, funciona, mas depende do perfil do paciente e das demandas trazidas. A psicoterapia on-line veio para trazer maior comodidade tanto ao paciente quanto ao terapeuta. Há pessoas que se sentem mais confortáveis em falar de suas questões através da computador ou smartphone . Mas para que isso aconteça é necessário que o profissional esteja habilitado para o atendimento remoto, pois o engajamento no tratamento dependerá da qualidade da relação terapêutica entre paciente e terapeuta.

O QUE É GESTALT-TERAPIA?

A gestalt-terapia possui uma visão holística do ser humano, considerando ele um ser biopsicossocial em constante interação com o seu meio.  Não existe cura para essa abordagem, pois ela entende que os sintomas são respostas que criamos para lidar com questões impostas pelo sistema familiar e social no qual estamos inseridos. O adoecimento aparece quando nos desconectamos dos nossos sentidos e necessidades tornando nossa vida confusa e dolorosa. Diversas formas do sofrimento humano podem ser tratadas por essa abordagem, entre elas podemos citar: transtornos psicológicos, crises existenciais, conflitos de relacionamento, crises profissionais, distúrbios psicossomáticos, dificuldades das transições do ciclo de vida, entre outras.

Psicoterapia para jovens, adultos e idosos
Palestras

bottom of page